Que dados incluir no currículo?

O currículo é o cartão de visita que vai apresentar na porta de entrada da empresa onde deseja trabalhar. O que deve fazer para que ele sobressaia entre tantos outros que passarão pelos olhos do recrutador?

Veja os principais pontos a ter em conta no documento, que não deverá ultrapassar duas páginas:

1 - Dados pessoais

Deve constar o nome completo, endereço de e-mail e telefone para contacto. A idade e o estado civil podem estar nas informações complementares.

2 - Função Pretendida

Identifique com clareza a posição que deseja ocupar ou a designação da vaga a que está a concorrer.

3 - Resumo das qualificações

Esse resumo deve ser um apanhado de tudo que aparece no seu CV e incluir os conhecimentos/competências e as suas principais realizações profissionais, sempre relacionadas com a posição desejada ou em candidatura. É quase como o prefácio de um livro que o recrutador irá ler rapidamente para decidir se vale a pena ou não investir tempo a ler o resto.

4 - Histórico profissional

Este ponto deve ser organizado por ordem cronológica decrescente e incluir o nome da empresa, período de permanência (mês /ano a mês/ano), a designação da função exercida ou o histórico de cargos na mesma organização e principais áreas de responsabilidade e realizações. É importante destacar resumidamente duas ou três realizações, descrevendo claramente o que desenvolveu, quais foram os principais desafios, como os superou e quais foram os principais resultados ou contributos que trouxe para a organização.

5 - Formação académica, Formação Profissional e Idiomas

É importante listar o nível académico e formações. Indicar que idiomas detém e em que nível.

6 - Informações complementares

Neste campo destacar o que sendo pertinente na sua vida profissional não se enquadrou nos campos anteriores: participação em comités, entidades ou fóruns da sua área, atividades voluntárias ou paralelas à vida corporativa (ex: formador, conselheiro ou consultor). Também informar da sua disponibilidade para deslocações ou mobilidade geográfica.

Boa sorte!