Quais as competências mais valorizadas pelos recrutadores?

Hard Skills vs Soft Skills – Saiba Mais …

As soft skills são definidas como um conjunto de atributos e/ou competências que promovem boas relações com as pessoas que o rodeiam e melhoram o desempenho profissional.

Não falamos de competências técnicas ou específicas das funções de determinado posto de trabalho. Pelo contrário, assumem-se como qualidades inerentes a cada pessoa, sejam atitudes, comportamentos, hábitos ou formas de interação com os outros. Apesar de não terem uma componente técnica, influenciam o desempenho profissional de forma positiva.

Ao contrário das competências técnicas que se aprendem na escola e se aperfeiçoam com formação, as soft skills são adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida, em grande parte em resultado das nossas vivências e experiências.

A experiência de convívio com grupos de amigos, dos trabalhos de grupo na escola, de intercâmbio ou Erasmus, de fazer parte de um grupo de teatro ou desportivo, os trabalhos de voluntariado ou de part time, colocam desafios e situações ricas em experiências que nos permitem crescer e desenvolver a nossa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal mais do que um curso teórico sobre esse tema.

Se para alguns trabalhos as hard skills poderão ser fundamentais (sobretudo em áreas de grande especificidade técnica ou raras no mercado), para outros trabalhos o destaque poderá ir mais para as soft skills.

Boa sorte!