Hard Skills vs Soft Skills – Saiba Mais …
As soft skills são definidas como um conjunto de atributos e/ou
competências que promovem boas relações com as pessoas que o rodeiam e
melhoram o desempenho profissional.
Não falamos de competências
técnicas ou específicas das funções de determinado posto de trabalho. Pelo
contrário, assumem-se como qualidades inerentes a cada pessoa, sejam
atitudes, comportamentos, hábitos ou formas de interação com os outros. Apesar
de não terem uma componente técnica, influenciam o desempenho profissional de
forma positiva.
Ao contrário das competências
técnicas que se aprendem na escola e se aperfeiçoam com formação, as soft skills são adquiridas e
desenvolvidas ao longo da vida, em grande parte em resultado das nossas
vivências e experiências.
A experiência de convívio com
grupos de amigos, dos trabalhos de grupo na escola, de intercâmbio ou Erasmus,
de fazer parte de um grupo de teatro ou desportivo, os trabalhos de
voluntariado ou de part time, colocam
desafios e situações ricas em experiências que nos permitem crescer e desenvolver
a nossa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal mais do que
um curso teórico sobre esse tema.
Se para alguns trabalhos as hard skills poderão ser
fundamentais (sobretudo em áreas de grande especificidade técnica ou raras no
mercado), para outros trabalhos o destaque poderá ir mais para as soft skills.
Boa sorte!