Como redigir uma carta de apresentação?

A carta de apresentação ou de motivação pode contribuir para fazer avançar a sua candidatura para uma entrevista – é esse o seu objetivo. 

Tente não ultrapassar três parágrafos de texto e adapte a sua linguagem, mais ou menos formal, consoante o cargo e tipo de empresa a que está a dirigir-se. 

Lembre-se sempre que erros gramaticais ou ortográficos são motivos de exclusão

No topo mencione a sua identificação e o assunto/referência do anúncio a que está a responder.

Deve ser muito conciso e claro sobre os motivos da sua candidatura, as suas qualificações e desejo de avançar para uma entrevista.

Mostre que se informou sobre a empresa e que tem conhecimento dos seus produtos, valores e desafios atuais. Explique a razão da sua candidatura, o seu interesse pela empresa e pela função. Expresse a sua admiração pela empresa e só depois fale de si. 

Especifique o que pode oferecer, tendo em conta os seus conhecimentos e experiência. Cuidado para não se autoelogiar excessivamente. Procure citar factos, como por exemplo: “já exerci essa função durante X tempo na empresa A” ou ainda, “durante o Mestrado desenvolvi um projeto para um produto similar”. 

Termine solicitando uma ação por parte do recrutador, uma Entrevista onde poderá aprofundar toda a informação.


Boa sorte!