O objetivo da
comunicação é a compreensão mútua. Quem está a ouvir interpreta o que é dito
por isso é importante que se passe realmente a mensagem que quer transmitir.
Para comunicar de forma eficaz tenha em conta:
Atenção ao contacto visual
É realmente
importante que se mostre interesse e atenção ao discurso do outro. Porém, tenha o cuidado
de alternar o contacto visual que tem com o seu recetor para não invadir o seu espaço pessoal; há pessoas mais ansiosas ou tímidas que não gostam de demasiado contacto visual.
Seja específico
Procure ser
claro na mensagem que está a comunicar de modo a evitar ambiguidades e
imprecisões que podem levar a interpretações menos ajustadas.
Não interrompa
Concentre-se
no que os outros estão a dizer e preste atenção aos gestos que fazem. Elimine
tanto distrações mentais como físicas para tirar o maior proveito da conversa.
Seja honesto
Não minta nem
omita factos que podem ser importantes para o recetor. Se alguém estiver a
desabafar consigo ou a expor um problema, mostre que compreende o que ele
sente. Aceitar os sentimentos do emissor não significa que concordamos com ele.
Não fale demasiado
Deixe espaço
para que o outro se sinta “à vontade” para contribuir para o diálogo e para que
não se perca no seu raciocínio.
Não se esqueça: Para ser eficaz na comunicação deve ter
presente o objetivo que quer alcançar, estar atento a quem se dirige e à forma
que utiliza.