6 competências valorizadas pelos recrutadores

Afinal qual é o melhor candidato?

Vamos aqui agrupar em 6 competências essenciais:

Técnicas – Capacidade de aplicar conhecimentos técnicos específicos (línguas, programação informática, cálculo…) e de evoluir com a aprendizagem. Este é um grupo de competências que podemos incluir nas hard skills, mais permeáveis à formação e ao treino.

Eficácia Pessoal - Capacidade de se fazer aceitar como elemento de uma equipa. Envolve facilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal. Ser capaz de criar empatia com clientes, de se integrar no grupo de trabalho e de promover a interajuda e o diálogo entre colegas. Este é um ponto fundamental pois as falhas e dificuldades de comunicação estão na base de grande parte dos problemas organizacionais.

Flexibilidade - Capacidade para se ajustar a alterações e para se adaptar à mudança. A adaptabilidade, versatilidade é um fator tão importante quanto os conhecimentos técnicos. Implica também assimilação rápida de conhecimento e informação.

Orientação para resultados: Capacidade para se comprometer com objetivos e para se focar no pretendido. Implica também ser capaz de manter a motivação e a persistência perante dificuldades e adversidades.

Criatividade - É preciso ter espírito crítico, propor e testar novas ideias, ser criativo, diferente e não acomodado. Não ter medo de arriscar uma ideia ou solução e estar disposto a receber críticas.

Influência: Capacidade para expor e fundamentar soluções ou pontos de vista, mantendo o entendimento e respeito mútuo num bom clima organizacional. No fundo estamos a falar do potencial de negociação e de liderança, que exige também ser capaz de gerir positivamente situações de discórdia ou conflito.

Lembre-se que as hard skills podem levar um candidato a uma entrevista, mas são as soft skills que muitas vezes levam a um emprego.

 

Boa sorte!